É fato… | Fica Sarney!

Esta é uma série de textos de minha autoria, que decidi publicar no WWE Aki!, para não ficar tão repetitivo o Wrestling, e acrescentar ao site, palavras como economia, política, desenvolvimento, mundo…

Obviamente, deu para perceber que este artigo não tem nada a ver com Wrestling.

Neste primeiro texto, escrevi um pouco sobre este caos no senado brasileiro. Aliás a saída de José Sarney é mesmo necessária ? Alguém lembra de quem foi Sarney algumas décadas atrás ?

Fica Sarney!

https://i0.wp.com/oglobo.globo.com/fotos/2009/07/01/01_MHG_sarney-fora.jpg

Bom, é muito óbvio que se alguém perguntar à algum pré-adolescente sobre quem é Sarney, logo vai vir respostas como “Fod*-se a política…”. Já se perguntar à algum adolescente, veremos uma resposta mais concreta, sobre o senado, carreira de governador, deputado, presidente. Presidente ? Isto mesmo, você que viveu a década de 80, sabe muito bem do que estou falando.

Para quem não conhece a história, é a seguinte, em 1984, foi as eleições para eleger o novo presidente da república, aquele que substituiria o polêmico João Figueiredo.

Tancredo Neves

Tancredo Neves, foi o candidato pelo então forte partido PMDB. E quem foi seu vice ? Um político que foi senador pelo maranhão, um tal de José Sarney. Espera aí ! Sarney como vice… E daí ?

Bom, o Brasil estava totalmente a favor do Sr. Neves. Mas o que aconteceu ?

Wikipedia:

Tancredo vinha sofrendo de fortes dores abdominais durante os dias que antecederam a posse. Aconselhado por médicos a procurar tratamento, teria dito: “Façam de mim o que quiserem – depois da posse”. Tancredo temia que os militares mais reacionários se recusassem a passar o poder ao vice-presidente. Porém, a sua saúde não resistiu e, na véspera da posse (14 de março de 1985), adoeceu com fortes dores abdominais sequenciais durante uma cerimônia religiosa no Santuário Dom Bosco. Foi às pressas internado no Hospital de Base de Brasília. Ao primo Francisco Dornelles, indicado à época para assumir o Ministério da Fazenda, Tancredo afirmara que só aceitaria se submeter à cirurgia se tivesse garantias que Figueiredo iria empossar o vice-presidente (José Sarney).

[…]

Devido às complicações cirúrgicas ocorridas, o estado de saúde se agravou, e teve de ser transferido em 26 de março para o Hospital das Clínicas de São Paulo. Durante todo o período em que ficou internado, Tancredo sofreu sete cirurgias. No entanto, em 21 de abril (na mesma data da morte de Tiradentes), Tancredo faleceu vítima de infecção generalizada, aos 75 anos.[…]

É… Ninguém espera o dia em que vai desta para melhor. Bom, há milhares de histórias sobre a morte de Tancredo Neves… Talvez falarei um pouco disto no futuro.

https://i2.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/73/Sarneyoficial.jpg/200px-Sarneyoficial.jpg

Sarney, em seu cargo de presidente, teria 5 anos pela frente para melhorar ou não o país. Sarney lutou para a democracia se oficializar no Brasil. Lembre-se que foi nesta época que este país “reviveu”, após o regime militar.

Mas foi também no reinado de Sarney, em que ocorreu uma forte crise econômica (como ocorreu no início de 2009), nisto Sarney criou vários planos para driblar a crise. Um destes planos está na memória de cada brasileiro: O Plano Cruzado. Em 1986, Sarney se mostrou forte, criando a nova moeda, para pisar na crise. Os seus principais principios foram: congelamento geral de preços por doze meses, e a adoção do “gatilho salarial” (reajuste automático de salários sempre que a inflação atingia ou ultrapassava os 20%).

Em 1990, acabou o cargo de Sarney, para entrar na era Collor (mais tarde será este o assunto de minha coluna).

Agora cheguei onde eu queria: Século XXI.

Sarney havia ganhado tudo quanto é cargo no Maranhão, então foi para um estado novo, o “novo pedaço do Brasil”: Amapá. Mais tarde, em 2006, o pequeno estado, fez uma campanha chamada “Xô Sarney”…

Depois, na era de Fernando Henrique Cardoso (FHC), Sarney se tornou aliado deste, nos seus 8 anos de cargo.

Então veio o Luís Inácio da Silva, vulgo Lula. Há alguns anos atrás, Sarney se aliou à Lula. Lembre-se que Lula é do PT.

Em 2 de fevereiro de 2009, foi eleito e tomou posse como Presidente do Senado Federal do Brasil, pela terceira vez. Sarney foi eleito com 49 dos 81 votos dos senadores, derrotando o adversário Tião Viana. E advinhem de qual partido é Tião Viana ? Sim, PT!

Há alguns meses atrás, foi revelando alguns atos secretos de Sarney no senado, como contratar parentes etc. Lembre-se, tudo às escuras!

Nisto, a tecnologia entrou. A nova modinha da internet, Twitter, iniciou sua campanha #forasarney. Como eu disse no início desta frase, a tecnologia entrou MESMO, assim, em poucos dias, todo o Brasil, estava aí, sem nenhum motivo, mas falando “Fora Sarney”.

(Para quem não sabe, eu moro em São Paulo, Capital. Outro dia fui ao centro da cidade, e o que estava espalhado nas esquinas mais famosas da cidade ? Prostitutas ? Nãão! Cartazes com “Fora Sarney!”)

Deixo o debate aberto: Quando acabará a mais famosa novela brasileira de Brasília do maldito ano de 2009 ? (também falarei sobre este “maldito ano” de 2009 no futuro)

Agora vem o sarcasmo:

https://i2.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c3/Jose_sarney.jpg/180px-Jose_sarney.jpg

Sarney, quando ocupava a Presidência da República, foi bastante criticado pelo então candidato, operário, nordestino Lula. Porém, Lula, em 2009, como presidente (agora encima da carne seca), opôs-se ao movimento de cassação ou afastamento do seu cargo.

Então, pra quê tirar um cara do senado, se ele tá com o Lula ? Então se vivemos neste país que acabou a ditadura, entre aspas, pra quê tirar o Sarney de lá ? O que vai adiantar ? Que fique do jeito que está! Não vai dinheiro para o pobre coitado, trabalhador, que vá para a mídia!

Bom, isto nunca vai mudar mesmo, quando um trabalhador vai receber de volta o que está dando para o governo ? Jamais!

Então, sobre tudo isso…

FICA SARNEY!

Obrigado pela compreensão. Se quer um debate saudável sobre isto, comente, ou acrescenta um @ antes do meu nick no Twitter.

Anúncios

Sobre Danillo Lima
Diretamente do caos estilizado de São Paulo, este é o fundador do WWE Aki!. Já fez de crônicas à biografias. Hoje, dá mais atenção à administração em geral, o Booking e sua coluna É fato.... É uma "lenda" do WWE Aki!, pois foi consagrado Hall of Famer.

3 Responses to É fato… | Fica Sarney!

  1. jgrx says:

    Mandei um e-mail para você , responde lá.

  2. jgrx says:

    Mandei um e-mail para você , responde por favor.

  3. Pingback: É fato… | Fica Sarney! (Parte II) « → WWE Aki! ← Wrestling é a nossa paixão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: