Honor on Shoulders #1 – WWE Championship

Leitores do WWE Aki!, bem-vindos ao nosso novo artigo, derivado da nova frota de ideias deste fim de 2009. Este chama-se “Honor on Shoulders”, e a cada edição será publicado uma matéria sobre um título, que pode ser um campeonato atual, extinto ou unificado. Nesta estreia, nada melhor do que o título mais conhecido do Wrestling, o WWE Championship. Conheça a história, curiosidades, maiores reinados, polêmicas e tudo em torno do título principal da WWE.

O nome WWE Championship está bem simplificado, comparando com os antigos nomes: WWWF World Heavyweight Championship, WWWF Heavyweight Championship, WWF Heavyweight Championship, WWF World Heavyweight Championship, WWF Championship, WWF Undisputed Championship e WWE Undisputed Championship. Atualmente, é defendido na brand Raw, porém nem sempre foi assim. Na sua estreia, em 29 de abril de 1963, Buddy Rogers apareceu e disse que acabava de vencer Antonio Rocca no Rio de Janeiro, Brasil. E assim, se sagrou o primeiro WWWF World Heavyweight Champion. Isto é reconhecido pela WWE, porém não há dados que garantem que Rogers derrotou Rocca no Rio de Janeiro.

Em 1971, a National Wrestling Alliance concluiu a parceira com a WWWF, mudando o nome do título para WWWF Heavyweight Championship. Dois anos depois, a companhia começou a ser chamada apenas de WWF, World Wrestling Federation, assim o título tornou-se World Wrestling Federation (WWF) Heavyweight Championship. Com o rompimento da parceria entre NWA/WWF, em 1983, o título passou a ser conhecido como WWF World Heavyweight Championship. Em 1990, apelidaram o título de WWF Championship. No coração da Attitude Era, em 1998, foi reformado o título, assim lia-se na parte dourada, World Wrestling Federation Champion, perdendo o “World Heavyweight”. Com a compra a WCW em 2001, a WWF ganhou também novos titles, assim, na storyline da Invasion, o WCW Championship unificou com o WWF Championship, em dezembro de 2001, no Vengeance em que Chris Jericho venceu The Rock e Steve Austin para conseguir o WCW Championship e o WWF Championship respectivamente. Assim, os dois títulos formaram o Undisputed Championship, que foi defendido juntos. Com a extensão das brands e a troca de WWF para WWE em 2002, o título começou a ser chamado por WWE Undisputed Championship. Em 2002, o Undisputed Championship foi para a SmackDown, e na Raw ficou o World Heavywight Championship (criação do título para a Raw), assim o WWE Title se tornou WWE Championship, como conhecemos atualmente.

O título já sofreu algumas “customizações”. A primeira foi por Billy Graham, que mudou o couro para a cor vermelho. Ultimate Warrior fez a mesma coisa, só que mudou a cor para branco, azul e roxo. Sgt. Slaughter colocou couro em azul e logo após no WrestleMania VII, trouxe para a cor original, preta. “Stone Cold” Steve Austin não poderia estar fora desta, criando o título “Smokin’ Skull”. O próximo a aderir a moda foi John Cena, que criou o título giratório atual, que na sua feud contra Edge, o “Rated R Supertar” colocou seu símbolo “®” no lugar do WWE Logo. Outras versões do título foi criada especialmente para Andre The Giant, com a parte de couro mais larga para aderir a seu corpo. Uma curiosidade vem de The Rock, que criou uma versão com seu símbolo no centro, porém foi perdido numa carta e nunca foi televisionado.

Dentre outras curiosidades, o título já passou por 38 homens e 95 reinados (reconhecidos pela WWE). O rei dos reinados, tinha que ser Triple H, que conquistou o ouro oito vezes. O maior reinado pertence a Bruno Sammartino, que segurou o título por incríveis 2803 dias (17/Mai/1963 – 18/Jan/1971), e se tornou o homem que mais segurou o WWE Championship, que em apenas dois reinados, somou 4040 dias com o título. O menor reinado foi por parte de Andre The Giant, que segurou o título por apenas 45 segundos.

Hoje em dia, o título está nas mãos de John Cena, curtindo o seu quinto reinado. Cena conquistou no Bragging Rights, derrotando Randy Orton num IronMan Match. A próxima defensa está agendada para o TLC: Tables, Ladders and Chairs, contra Sheamus, num Tables Match. Se John Cena perder o título, tornará-se o quinto homem que mais segurou o WWE Championship, somando os dias de reinado.

Sobre Danillo Lima
Diretamente do caos estilizado de São Paulo, este é o fundador do WWE Aki!. Já fez de crônicas à biografias. Hoje, dá mais atenção à administração em geral, o Booking e sua coluna É fato.... É uma "lenda" do WWE Aki!, pois foi consagrado Hall of Famer.

3 Responses to Honor on Shoulders #1 – WWE Championship

  1. Sting disse:

    Muito bom.
    “O maior reinado pertence a Bruno Sammartino, que segurou o título por incríveis 2803 dias”
    Depois o Cena é Super man -q

  2. gabrielwwe disse:

    Tinha que o John Cena ter alguma coisa mesmo. É o bom da WWE

  3. jose callos disse:

    ah mas cena é um bomzao falando a verdade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: